Comece uma conversa

Olá! Selecione seu um contato.

icone_fechar icone_whatsapp

Notícias

DESMAMA DE BEZERROS, O NOVO OURO DO MERCADO!

AUTOR: JOSÉ CARLOS - ZOOTECNISTA - ANALISTA TÉCNICO COMERCIAL

21 MAI 2021

perda-de-peso-1210553.jpg

DESMAMA DE BEZERROS, O NOVO OURO DO MERCADO!

 


 

A fase de desmama costuma ser estressante tanto para as vacas quanto para os bezerros. Logo, alguns fatores são importantes para o bem estar destes animais, tais como: o tipo de desmame realizado, objetivo final desse animal (venda no peso vivo; recria; terminação), atrelado a isso um protocolo nutricional específico influenciará diretamente nessa moeda de troca do pecuarista, que no cenário de  hoje mostra-se valorizada.

Atualmente existem diversos métodos de desmame,tais como: o desmame tradicional com separação abrupta dos animais; desmama lado a lado; desmama controlada; desmama interrompida e desmama precoce. A escolha do método que será utilizado pelo produtor dependerá da intenção com esse bezerro e com a matriz. 

Quando falamos de desmama, a forma tradicional é a mais utilizada no país, em que os bezerros são separados das matrizes com 7-8 meses de idade, de forma abrupta, transferindo estes animais para pastos mais distantes de forma que não mantenham contato com as mães. Essa forma de desmame causa um estresse elevado nos animais que na maior parte do tempo ficam procurando a mãe, emitindo alta frequência de vocalização, refletindo em menor tempo de pastejo e consequentemente impactando no ganho de peso destes animais.

Uma forma de amenizar o impacto da desmame tradicional, é utilizar o desmame lado a lado, pois nele é possível gerar melhor bem estar aos animais, pois será  realizado em um pasto onde vacas e bezerros ficam separados pela cerca, possibilitando contato visual, em que este tem acesso a água compartilhada ou visivelmente próxima e apenas no sétimo dia as vacas/bezerros são levados para outros pastos, e então apartados. Na imagem abaixo apresentada por Mateus Paranhos observamos o efeito positivo no ganho de peso dos animais ao utilizar essa técnica de desmama lado a lado.

 

 

Fazenda Pajussara e Retiro, Paragominas - PA

Adaptado de Mateus Paranhos.

Veja outros métodos:

- Desmama controlada: consiste em diminuir a frequência de amamentação, de forma que a permanência do bezerro com a mãe seja limitada em horas no período da manhã e à tarde, assim, otimizando a taxa de prenhez do rebanho. É realizada normalmente em gado leiteiro e se torna inviável em rebanhos com grande número de cabeças. 

- Desmama interrompida ou temporária: realizada com bezerro 40 dias pós parto, basicamente consiste em retirar o bezerro da mãe por um período de 48 a 72 horas, de forma que essa interrupção no estímulo à amamentação promova o ressurgimento do ciclo estral. Contudo, deve-se ter atenção com esse método pois, não apresenta efeito positivo em matrizes com baixo escore corporal.

- Desmama precoce: prática de separação abrupta do bezerro da matriz, no entanto, é realizada mais cedo, normalmente quando o animal está com 3 meses de idade e com peso acima de 90 kg (Embrapa). Logo, para que essa separação seja realizada de maneira eficiente, deve-se ter um protocolo nutricional adequado para esse tipo de desmama.

Agora que já temos a perspectiva de alguns tipos de desmama realizados, vale lembrar que a nutrição pode ser utilizada de maneira estratégica nesta fase, e que a Macal possui produtos específicos para esses animais, como o produto mineral proteico Macal D; Macal N102, e o mineral proteico-energético Macal PD. Esses produtos são enriquecidos com probióticos melhoradores de ambiente ruminal/intestinal (fonte de cromo orgânico), minimizando o estresse pós-desmame e otimizando o desempenho. 

Quer valorizar ainda mais essa moeda chamada bezerro? Entre em contato com nossos consultores e conheça o protocolo nutricional mais indicado para seu sistema produtivo!

 

José Carlos - Zootecnista - Analista Técnico Comercial

 

MATEUS PARANHOS na palestra Melhores práticas no bem-estar animal na pecuária brasileira - exemplos, aprendizados e pesquisas recentes.

 

EMBRAPA-CNPGC. Desmama em bovinos de corte. Gado de corte divulga. Campo Grande-MS, 1996

 

Consulte nossa equipe para saber mais.

Fale conosco pelo WhatsApp!  https://api.whatsapp.com/send?phone=556733862020

Facebook: https://www.instagram.com/macal/

Instagram: https://www.facebook.com/macal

Confira também