Comece uma conversa

Olá! Selecione seu um contato.

icone_fechar icone_whatsapp

Notícias

Ingestão de Matéria Seca

AUTOR: Larissa Rodrigues – Zootecnista – Analista técnica na Macal Soluções em Nutrição

14 MAI 2020

design-sem-nome-1-190549.png
Para estabelecermos um plano nutricional adequado aos animais, é necessário conhecer a quantidade de alimento que eles serão capazes de consumir, ou melhor, qual será a sua ingestão de matéria seca. A matéria seca é a porção do alimento isenta de umidade, ou seja, se subtrairmos a quantidade de água presente em qualquer alimento, será possível quantificar a sua porção seca e é nela que se encontram os nutrientes. Essa dinâmica deve ser aplicada a todos os tipos de alimentos, de forrageiras até aqueles mais concentrados e com aspecto seco, como o milho, por exemplo.
  
Existem diversos fatores que podem interferir na ingestão de matéria seca, entre eles  a qualidade do alimento que será ofertado, o peso vivo do animal  e seu estado fisiológico (NATIONAL RESEARCH COUNCIL, 2000). Além disso, sabendo que cada animal possui suas particularidades, a quantidade de alimento ingerido poderá variar de animal para animal. Supondo que  um bovino adulto de 450 kg consumirá em média 2% do seu peso corporal, significa dizer que ele precisará de 9kg de matéria seca fornecidos diariamente. A partir desses dados, será possível realizar ajustes nas dietas, buscando otimizar o uso dos alimentos disponíveis e explorar o ganho dos animais em pastejo ou em confinamento. 

Quer saber mais sobre esse tema? Entre em contato com a nossa equipe de consultores, e receba um atendimento personalizado.


NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrient Requirements of beef catle. 8 ed. Washington National Academic Press, 2000. 248 p.

Confira também