Comece uma conversa

Olá! Selecione seu um contato.

icone_fechar icone_whatsapp

Notícias

Desmamando bezerros mais pesados com o CREEP FEEDING!

AUTOR: Larissa Rodrigues – Zootecnista - Analista Técnica

26 ABR 2021

img-20210407-111752682260439.png

O uso da suplementação estratégica chamada Creep feeding ou cocho de apartação, tem como objetivo promover maior ganho de peso aos bezerros (ainda na fase que estão mamando), além de uniformizar estes lotes, promovendo menor estresse no momento da desmama, e melhora na condição do escore corporal das matrizes. 

Complementarmente ao leite materno, o bezerro terá a oportunidade de acessar um cocho exclusivo com suplementos que irão complementar a sua dieta, acelerando o desenvolvimento tanto do sistema digestório quanto do seu crescimento em um menor período de tempo. Do ponto de vista econômico torna-se muito interessante para sistemas que adotem uma recria e engorda mais intensiva, para que possa explorar o máximo desses ganhos adicionais, sem deixar diluir conforme o tempo de permanência desses animais aumente. Visto a situação de um bezerro que será desmamado mais pesado, poderá ser recriado em menor tempo e consequentemente terminado mais precocemente, aumentando o giro de estoque da fazenda.  

Os suplementos mais utilizados nesta fase são os protéicos minerais e rações, com uma composição específica aos requerimentos nutricionais dos bezerros e podendo ser iniciada a partir do primeiro dia de vida. O mais comum é observarmos propriedades que optam por suplementar a partir do segundo ou terceiro mês de vida, dependendo da estratégia utilizada, seja o  desmame precoce (por volta dos quatro meses de idade) ou desmama convencional, no entanto, o quanto antes oferecermos a chance para que o animais possam conhecer a suplementação, mais rápida será a adaptação ao uso do Creep Feeding. Segundo Goes et al. (2008) durante o estudo avaliando desempenho de bezerros suplementados e não suplementados, encontraram uma diferença de 7% a mais no peso a desmama dos bezerros criados a pasto suplementados com concentrado em comparação aos animais que recebiam apenas leite materno e forragem, representando 15 kg adicionais de ganho, assim como Nogueira et al. (2006) que encontrou a diferença de 14,95 kg a mais no peso de desmama dos bezerros machos que receberam suplementos no Creep Feeding em comparação aos animais não suplementados. 

 Ainda segundo Nogueira et al. (2006), a suplementação em regime de Creep Feeding diminui o consumo de forragem pelos bezerros permitindo uma maior chance de seleção de alimento pelas matrizes, concordando com Souza et al. (2007) que afirmam que o uso de Creep Feeding tem potencial para reduzir a variação de escore corporal das vacas e contribuir para o funcionamento da atividade estral. Ainda estes mesmo autores acompanhando lotes de primíparas, encontraram que as fêmeas que tinham os seus bezerros expostos ao Creep Feeding (durante o período de amamentação até a desmama), tiveram o escore corporal e peso vivo mais elevados se comparados ao lotes de primíparas que amamentam suas crias sem suplementação. 

Em síntese, a suplementação exclusiva para bezerros pode ser utilizada como uma ferramenta estratégica em sistemas de cria, e possuem benefícios diversos, tanto para os bezerros quanto para as matrizes. Cabe a avaliação das necessidades de cada propriedade para utilizar esse recurso que já é amplamente aplicado por muitos pecuaristas. Consulte um de nossos consultores técnicos, receba um atendimento personalizado sobre as principais estratégias utilizadas para uma desmama mais lucrativa e conheça o Nutra 25 e o Nutra Precoce - Nossa ração desenvolvida para bezerros enriquecida com probióticos e vitaminas.

 

 

GOES, R. H. T. B.; LAMBERTUCCI, D. M.; BRADES, K. C. S.; ALVES, D. D. Suplementação proteicas e energética para bovinos de corte em pastagens tropicais. Arquivo de Ciências Veterinária de Zoologia, v. 11, n. 2, p. 129-137, 2008.

 

Nogueira E., Morais M.G., Andrade V.J., Rocha E.D.S., Silva A.S. & Brito A.T. 2006. Efeito do creep feeding sobre o desempenho de bezerros e a eficiência reprodutiva de primíparas Nelore, em pastejo. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, 607-13.

 

Souza A.N.M., Lobato J.F.P. & Neumann M. 2007. Efeitos do livre acesso de bezerros ao creep-feeding sobre os desempenhos produtivo e reprodutivo de vacas primíparas. Revista Brasileira de Zootecnia 36, 1894-901.

 

Consulte nossa equipe para saber mais.

Fale conosco pelo WhatsApp!  https://api.whatsapp.com/send?phone=556733862020

Facebook: https://www.instagram.com/macal/

Instagram: https://www.facebook.com/macal

 

 

 

Confira também